SDP – SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA POSTURAL:

O Síndrome de Deficiência Postural (SDP) foi descrito por Henrique Martins da Cunha em 1979. Martins da Cunha descreveu vários tipos de sintomas, mas podemos destacar entre elas a dor, o desequilíbrio, as disfunções cognitivas. A dor pode várias localizações, as mais frequentes no SDP são a lombalgia, cervicalgia e contractura muscular do pescoço, braquialgia, dor no peito, dor nos membros, cefaleias e enxaqueca.

O desequilíbrio inclui as vertigens, as tonturas, o desequilíbrio corporal. A disfunção cognitiva inclui a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a falta de atenção e hiperactividade. As disfunções vasculares são síndrome de Reynaud, extremidades frias, mesmo no verão, aproximação de valores entre tensão sistólica e diastólica. Alguns doentes podem ocorrer mordedura involuntária do interior da boca, quedas sem motivo aparente, perda de sentido de orientação, batidas contra as portas e os móveis em casa e dificuldade em caminhar em linha recta de olhos fechados.

Todos estes sintomas podem ser eliminados com o mesmo tratamento com alguns detalhes particulares em função dos sintomas e de acordo com o tipo de Síndrome de Deficiência Postural. Isto significa que podemos usar o mesmo tratamento para uma disfunção cognitiva, para uma dor ou para uma vertigem.

A depressão, considerada actualmente uma doença psiquiátrica, pode estar associada a sintomas como dor nas costas e de pescoço, desequilíbrio, cansaço, falta de concentração e quedas frequentes. O exame objectivo pode sugerir um diagnóstico de Síndrome de Deficiência Postural (SDP) e o tratamento do mesmo pode ser eficaz para todos os sintomas, incluindo a depressão.

A prescrição não inclui os medicamentos anti-depressivos, apenas prismas activos e reprogramação postural de acordo com Martins da Cunha. Porém sublinhamos, que a depressão psiquiátrica não pode ser curada pelas técnicas de terapêutica do SDP. Entende-se ser importante consultar um Médico Psiquiatra para identificar estes dois tipos de depressão, a fim de prescrever o tratamento correcto para cada tipo.

Especialidades:

- Podologia Geral e Cirúrgica.
- Posturologia.
- Avaliação informatizada podobarométrica.
- Osteopatia.
- Psicologia Clínica e da Saúde.
- Psicologia Infantil e Juvenil.
- Terapia da fala.

Contactos:

Clínica de Tratamento do Pé
Alameda Cónego Joaquim
Fernandes, nº 192, Loja 17
4760-108 Vila Nova de Famalicão, Portugal

TEL: 252 319 273 / 916 303 990
E-mail: geral@postura.pt
Mapa detalhado

© Copyright Postura 2017. Todos os direitos reservados.