MÁS POSTURAS:




Actualmente dão-se passos importantes no estudo da postura dum ponto de vista científico. Alguns problemas que afectam percentagens consideráveis da população têm posturas erradas na sua origem. Dislexia, vertigens, tonturas, problemas de equilíbrio, distúrbios da visão e da audição, dificuldades de concentração, dificuldades de leitura e de compreensão da mesma, dificuldades de expressão oral e escrita, dificuldade de fazer cálculos aritméticos, cansaço crónico, vómitos, dores de cabeça, dores musculares e articulares são problemas que (tendo posturas incorrectas na sua origem) afectam mais de 10% da população portuguesa.

Do mesmo modo que certas falhas nos aparelhos ocular e auditivo afectam a postura, também os problemas de postura afectam o normal funcionamento desses aparelhos. Seja "o ovo" ou "a galinha" aquilo que tenha surgido primeiro, as consequências podem muito bem ser as mesmas: problemas de equilíbrio, posturas erradas, dislexias.

A Posturologia é uma disciplina médica emergente, que tem como objectivo estudar e curar os distúrbios resultantes dos problemas de postura que se designam genericamente por "Síndrome de Deficiência Postural".

A Posturologia tem no oftalmologista português Orlando Alves da Silva um dos principais impulsionadores. Nas suas investigações, pôde este médico concluir que "o indivíduo adopta posturas corporais incorrectas, que baralham a percepção que o cérebro tem da posição das diferentes partes do corpo", o que pode produzir os distúrbios referidos.

Alves da Silva é um dos mais distintos investigadores de Posturologia a nível mundial. O seu método (em divulgação já em vários países) consiste na aplicação ao doente de lentes prismáticas por ele desenvolvidas, seguida de exercícios de correcção da postura, onde se reeduca o andar, estar de pé, sentar, deitar e respirar, de modo a restabelecer o equilíbrio corporal. Esta terapêutica não faz uso de fármacos.

O sucesso deste tratamento é superior a 90%. São muitos e surpreendentes os casos (parte deles dada como perdida) que se resolvem com a sua aplicação, por vezes em poucas semanas, e após muitos anos de sofrimento: jovens e adultos que não se conseguem concentrar na leitura, que saltam linhas, que não conseguem entender o que lêem ou que ficam com dores de cabeça ao ler; indivíduos que não conseguem permanecer de pé devido às vertigens; indivíduos que sofrem regularmente de vómitos; pessoas que apresentam cansaço e dores crónicas; pessoas com acentuadas faltas de concentração; etc.

Segundo Alves da Silva, no que respeita à dislexia, "em muitos casos a Síndrome de Deficiência Postural diminui a capacidade de convergência dos olhos, ficando o doente incapaz de fixar o mesmo ponto por períodos de tempo normais". Numa postura errada "há uma discrepância entre os músculos que puxam o corpo para trás e os que o puxam para a frente, que dá ao cérebro um input errado". Por essa razão ele defende o regresso das carteiras de tampo inclinado às escolas e a utilização de leituris (suportes inclinados para leitura) para que se evitem maus hábitos posturais e as suas consequências.

Especialidades:

- Podologia Geral e Cirúrgica.
- Posturologia.
- Avaliação informatizada podobarométrica.
- Osteopatia.
- Psicologia Clínica e da Saúde.
- Psicologia Infantil e Juvenil.
- Terapia da fala.

Contactos:

Clínica de Tratamento do Pé
Alameda Cónego Joaquim
Fernandes, nº 192, Loja 17
4760-108 Vila Nova de Famalicão, Portugal

TEL: 252 319 273 / 916 303 990
E-mail: geral@postura.pt
Mapa detalhado

© Copyright Postura 2017. Todos os direitos reservados.