PODOLOGIA. O QUE É?

É uma nova especialidade do ramo da saúde que se implantou recentemente no nosso país (em 1997) e que tem como objectivo estudar, prevenir, diagnosticar e tratar todo o tipo de patologias que incidem a nível do pé, bem como todas as repercussões que atingem o nosso sistema locomotor.

Como tal, numa primeira consulta, realiza-se sempre um protocolo (anamnese) fazendo um estudo pormenorizado avaliando as possíveis patologias que o pé possa apresentar e a sintomatologia que o paciente refere.


PODOLOGIA: A SAÚDE DOS SEUS PÉS - A SUA SAÚDE:

O pé constitui um dos segmentos mais importantes do organismo.

É a partir dele que é determinado todo o equilíbrio e atitude corporal, além de depender do seu estado sanitário o desenvolvimento da marcha que, por sua vez, é o exercício mais adequado à manutenção da saúde geral do organismo.

Muitas das afecções corporais têm por inicio alterações e patologias ligadas ao pé, desde escolioses (desvios da coluna), perturbações do equilíbrio e da visão, alterações do foro psíquico e mesmo da esfera genital.

Acresce que algumas doenças gerais reflectem-se no pé e, em muitos casos, é pelo pé que se iniciam as manifestações mais graves de algumas doenças, como por exemplo a Diabetes que atinge a extremidade podálica de modo decisivo quando as alterações vasculares a que dá origem provocam gangrena dos membros inferiores.

Não podemos esquecer que em determinadas afecções o pé assume uma importância primordial.

Nos doentes cardíacos, a marcha ao ar livre ou em tapete rolante constitui uma via decisiva de tratamento, exigindo uma manutenção sanitária de todo o membro inferior.

A Podologia, dirigida no sentido de assegurar o estado saudável do pé, tantas vezes negligenciado, assume especial importância nas actividades desportivas, laborais, artísticas, e exige, na sociedade moderna, uma aplicação específica a que as recentes técnicas dão resposta.

Ultrapassada a antiga atitude de tratar o pé com soluções de precariedade e de emergência, a Podologia constitui hoje uma Técnica e uma Ciência altamente diferenciadas que exige conhecimentos de Anatomia, Fisiologia, Patologia, Biomecânica, Bioquímicas, Traumatologia, Farmacologia, etc., etc.

O Podologista não trata exclusivamente o pé mas toda área de que depende a marcha, nomeadamente a perna e a musculatura convergente; trabalhando numa equipe multidisciplinar com Ortopedista, Cirurgião Geral, Médico de Cirurgia Vascular, Dermatologista, Reumatologista, Endocrinologista, Neurologista, Oftalmologista, entre muitos outros.

O pé é utilizado de modo diverso pelos vários profissionais, exigindo, por isso, cuidados próprios no desportista, no bailarino, no operário que trabalha em pé, além de necessitar de cuidados gerais em todos os indivíduos.

Estes são alguns dos motivos por que esta especialidade atingiu grande desenvolvimento nos países da União Europeia e nos Estados Unidos, onde se denomina por Medicina Podiátrica.

É difícil fazer uma ideia aproximada dos sofrimentos que o pé implica a grande parte da população, por um lado devido ao facto das suas afecções não andarem (de um modo geral) à vista, escondidas pelo calçado, nem sempre adequado; por outro, devido a uma negligência que pode acarretar resultados desastrosos.

Por tudo isto, e por muito mais, permito-me acabar da forma que comecei, dizendo que o pé constitui um dos segmentos mais importantes do organismo.

O PODOLOGISTA:

O Profissional de Podologia (Podologista) está habilitado para o exercício da profissão nos diferentes campos de acção, como na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente do pé e suas repercussões no Organismo Humano.


ÂMBITO DE ACÇÃO:

O Podologista tem um âmbito de acção muito vasto e alargado, abrangendo todas as idades, todas as ocupações e profissões.

Realiza variados tratamentos desde a área da Quiropodologia (tratamentos cruentos), passando pala Ortopodologia (confecção de palmilhas personalizadas, ortóteses personalizadas e afins) até à Biomecânica (com estudos prévios), entre outras.


A título de exemplo, segue-se um resumo sucinto das valências da Podologia que representam a maior frequência das consultas do Podologista:

PODOLOGIA INFANTIL:

O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais com consequências na idade adulta.

O crescimento e desenvolvimento do pé da criança, deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento especializado e personalizado.


PODOLOGIA GERIÁTRICA:

As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé do idoso são significativas.

Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes “doentes”, a Podologia apresenta um serviço especializado no tratamento da mobilidade e da dor do pé.


PÉ DE RISCO (PÉ DIABÉTICO):

O doente diabético apresenta alterações do pé, classificado como pé diabético; este, é uma consequência da Diabetes, com risco significativo no aparecimento de úlceras e das consequentes amputações.

A atenção e tratamento especializado e criterioso dos pés dos diabéticos é essencial para evitar o aparecimento de lesões e das suas complicações, como se verificam quando existe neuropatia (frequente nos diabéticos).


PODOLOGIA DESPORTIVA:

O pé é a base fundamental de apoio, equilíbrio e funcionamento do organismo humano. A prática desportiva é uma das formas mais maravilhosas de comunicação dos Homens com a Natureza e é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico do indivíduo.

O estudo e tratamento profiláctico do pé do desportista evitam o aparecimento de algumas lesões. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar uma melhor qualidade de vida e um melhor rendimento desportivo.


SERVIÇOS PRESTADOS NA CONSULTA DE PODOLOGIA:

Dores nos pés generalizadas:


  • esporão do calcanhar; pé plano / pé cavo; H.A.V. (joanetes); entorses frequentes; etc.

  • Prevenção:


  • dedos em garra / pé do diabético / pé da criança / pé do idoso / pé do desportista / excesso de transpiração; etc.

  • Problemas de pele:


  • micoses / úlceras de pressão / queratopatias (calosidades) / verrugas / etc.

  • Problemas nas unhas:


  • encravadas / micóticas / grifóticas (espessas) / etc.

  • Avaliação informatizada podobarométrica


    Avaliação estática, dinâmica e de posturologia


    Palmilhas personalizadas, etc.

    Especialidades:

    - Podologia Geral e Cirúrgica.
    - Posturologia.
    - Avaliação informatizada podobarométrica.
    - Osteopatia.
    - Psicologia Clínica e da Saúde.
    - Psicologia Infantil e Juvenil.
    - Terapia da fala.

    Contactos:

    Clínica de Tratamento do Pé
    Alameda Cónego Joaquim
    Fernandes, nº 192, Loja 17
    4760-108 Vila Nova de Famalicão, Portugal

    TEL: 252 319 273 / 916 303 990
    E-mail: geral@postura.pt
    Mapa detalhado

    © Copyright Postura 2017. Todos os direitos reservados.